Este Blog pretende deixar para a posteridade a sua pegada social, como tal, gostaria de vos presentear com este post sobre a cultura dos colégios para criançinhas e a verdadeira sessão de wrestling que algumas criaturas fazem em busca do colégio mais,...digamos...inacessível.
Como bom observador que sou, tenho andado de orelhas espetadas e pata levantada, qual perdigueiro numa dessas novas reservas de caça,notando que algo se passa no mercado ou mesmo na indústria da educação em Portugal.
Quem nunca ouviu a expressão: "vou meter o meu filho ou filha no colégio xpto, mas foi porque tinha conhecimentos lá"? Ora, isto não é apenas uma mera conversinha de dona-de-casa, caro leitor isto é um problema de saúde pública. Esta gente anda com alguma maleita.
Foram apanhados por uma gonorreia mental, e o pior é que nem sabem onde a apanharam.
Antigamente, os miudos tinham ou não possibilidade de ir para um colégio privado, público ou frequentarem a telescola, consoante a sua condição financeira, geográfica, etc. (Confesso que na minha infância, estava mais inclinado para a telescola e só mesmo as pernas da professora Azira me fizeram mudar de ideias).
Pois bem! Hoje em dia a sociedade exige mais, ele é o Magalhães do Sócrates, ele é calculadoras cientificas, canetas hi.tec, enfim, uma panóplia de cenas, que fazem os putos parecer aqueles carros todos artilhados no momento de ir às aulas. Mas exige-se ainda que se frequentem bons colégios, o que eu concordo, só não consigo mesmo aceitar é que se afira a qualidade do mesmo em função da dificuldade que se tem em colocar lá os pupilos. Não entenderam? Ok, passo a explicar mais detalhadamente, hoje em dia parece haver um certo orgulho em dizer que se tem o filho no colégio da madre não sei das quantas, do infante não sei de onde, do santo que ninguem ouviu falar, mas apenas porque era muito dificil ser aceite nessa instituição. Isto é, não importa a qualidade pedagógica, o plano curricular, a segurança ou a alimentação. É mais do género:
O MEU COLÉGIO É MELHOR DO QUE O TEU, PORQUE O MEU PAI PEDIU AO PRIMO DO AMIGO DO VIZINHO DO SEU CHEFE, QUE CONHECE A SRA. QUE LIMPA AS LATRINAS DO COLÉGIO.TOMA TOMA!!!!!
Pois bem, as instituiçoes, que são geridas por fulanos que de parvos não são nada e alguns ate sabem a tabuada do nove, aproveitam esta mentalidade tacanha para dizerem alto e a bom som: VENHAM PARA O NOSSO COLÉGIOZINHO PRIVADO, QUE ESTE É DOS MELHORES!!! É TÃO DIFICIL ENTRAR AQUI QUE HÁ PESSOAS REFORMADAS QUE AINDA ANDAM A TENTAR ENTRAR NO 1º CICLO.
Caros leitores, asseguro-vos que não existe em Portugal um colégio com vagas. Chega-se ao ridículo de ter que fazer pré-inscrições com 4 anos de antecedência.
Não se admirem portanto, se um dia alguem chegar a uma instituição e disser: BOA TARDE, GOSTARIA DE FAZER UMA PRÉ INSCRIÇÃO, É QUE ESTA NOITE VOU DAR UMA QUECA E NA EVENTUALIDADE DA SRA. ENGRAVIDAR, GOSTARIA DE MARCAR JÁ O COLÉGIO DO PIKENO PARA O ANO 2014.
Pensem nisto.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário